
Você pode optar pela porta montada, versão completa, ou pela folha de porta, que exige a compra separada dos acessórios, como ferragens e batentes.
Quem está construindo ou reformando a casa sabe que a escolha da porta envolve inúmeras variantes, como o tipo de ambiente e a prioridade do usuário (segurança, beleza, ventilação, entre outras características). Existem, no entanto, alguns segredinhos preciosos que te ajudam no momento de adquirir os produtos.
Portas para ambientes internos, por exemplo, podem ser de modelos mais simples, já que não ficam expostas à rua, como as versões instaladas no cômodo de entrada da casa. Indicadas para quartos, salas, banheiros e corredores, essas peças possuem duas versões: a porta montada está pronta para ser instalada, pois possui ferragens e batentes. Já as folhas de portas não são acompanhadas por acessórios, sendo necessária a compra de dobradiças, fechaduras e batentes. Ambos os modelos estão disponíveis em madeira lisa, o que permite a você realizar tratamentos contra umidade e pintura. Para isso, considere aplicar vernizes ou Stain na superfície para aumentar a vida útil da porta, uma vez que os produtos a protegem contra umidade e fungos.
Você pode utilizar também esmaltes sintéticos para evitar o desgaste da madeira e reduzir a probabilidade de ela descascar. Esse produto também dá um toque final ao acabamento, já que é encontrado em diversas cores, como branca, vermelha, areia, marfim, verde, entre outras. Para realizar a aplicação dos produtos de tratamento e pintura para madeira, no entanto, atente-se a outro fato: algumas portas já passaram por algum processo de acabamento, como o fosco, modelo pronto para envernizar. A versão com fundo prime, por sua vez, possui uma camada branca que está preparada para receber tintas e, posteriormente, o acabamento final com verniz.
Pronto! Agora que você já está por dentro das características das portas internas, basta você escolher o modelo mais adequado para seu projeto..
Tipos de abertura da porta
Para que você acerte em cheio na escolha de porta para ambientes internos, fique de olho no tipo de abertura. Você encontra na Leroy Merlin modelos camarão, de giro e sanfonada. Conheça as diferenças entre as versões e tenha na ponta do lápis as medidas do seu espaço: De giro: sua abertura ocorre pelo ato de puxar/empurrar a porta para dentro/fora do ambiente.
Camarão: ideal para dividir espaço, possui um sistema de abertura com divisão em duas partes – quando aberta, uma fica uma sobre a outra.
Sanfonado: modelo que leva esse nome pois forma uma sanfona quando aberta para o lado.